BA Celebra Comunidade Afrodescendente e Dia Nacional dos Afroargentinos e da Cultura Afro
- A2SCON
- 8 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

O título é longo e a história também...Este dia, 08/11, começa com duas pessoas, a primeira é Maria Remédios Del Valle e a segunda é o General Manuel Belgrano.
Maria Remédios Del Valle (*1766 - + 18747) mulher, negra (ou parda, como se classificavam os descendentes de escravos na Argentina), argentina de Buenos Aires, afrodescendente e "filha de Ayohuma" foi uma das poucas mulheres reconhecidas com o grau de oficial nas Guerras da Independência. Ao longo de sua história participou de diversas vitórias e derrotas, acompanhando seu esposo e filhos, que mais tarde os perderia, foi açoitada em praça pública, presa por espanhois, ferida de bala e dona de inumeras cicatrizes, morreu como Maria Remédios Rosas (supostamente adotou o sobrenome do governador que lhe reconheceu e lhe tirou da miséria na sua velhice, Juan Manuel de Rosas). O General Manuel Belgrano aparece envolvido nesta história devido ao reconhecimento dos bons serviços prestados por Del Valle e então agraciala com uma promoção ao posto de Capitã do Exército, o que faz com que ela seja reconhecida por todos em suas batalhas e guerras seguintes e tambem por governadores da epoca, inclusive Rosas.
Aos 24 de abril de 2013, senado e camara argentina sancionaram com força de lei de nº: 26.852 o "Dia Nacional dos / das afroargentinos /as e da cultura afro", e no artigo 1 segue com a seguinte informação: ..."institui-se a data em comemoração de Maria Remédios Del Valle, a quem o General Manuel Belgrano le conferiu o grau de Capitã por sua ousadia e valor no campo da batalha."

Dessa forma desde 08 de novembro de 2013, se celebra esta data, e neste ano a cidade de Buenos Aires irá celebrar o fato no dia 09 de novembro. O BA Celebra La Comunidad Afro contará com desfile na rua, palco com apresentações artisticas, música e barracas institucionais, de comida e bebidas tipicas, além de artesanatos e itens da cultura.
09/11/2019
11 ás 19 horas
Av de Mayo y Bolivar
Se você é afrodescente não deixe de apoiar nossa história e nossa luta.
Se você não é afrodescente conheça nossa cultura, cozinha, música e nossas lutas e conquistas.
Comments