top of page

Estude MEDICINA em 2020

  • A2SCON
  • 26 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Hoje é 25 de Dezembro de 2019, dia de Natal para os cristãos e dia de abrir os presentes que ganhamos pela ocasião, então para começar: "Feliz Natal !" Mas... Se você pediu algo diferente, intangível?


Se o seu sonho é estudar e isso parece distante, o que fazer? Preciso te contar que talvez até agora você só não tenha lido ou recebido a informação correta, para que seu sonho aconteça.

Para nós brasileiros, muitas vezes o sonho de estudar medicina parece tão distante que desistimos do sonho e nos ocupamos de outras profissões devido as dificuldades que a carreira apresenta. O curso é integral, não dá para conciliar estudo e trabalho; são poucas vagas oferecidas nas universidades públicas, em alguns casos há mais de 100 alunos por vaga; o custo de manutenção é alto, a necessidade de livros e materiais, além de outras despesas, fazem com que o curso tenha alto custo de manutenção dos estudos.


O que muitos brasileiros não sabem é que temos a chance de estudar medicina na Argentina, país limitrofe ao sul do país (BR), de forma gratuita, e sem muita burocrácia. Por sermos (o Brasil) membro do Mercosul, temos livre circulação entre os países membros, isso quer dizer que podemos estudar, trabalhar ou apenas morar em qualquer um dos países membros, além é claro de entrar e sair dos países sem a necessidade de apresentar passagem de volta ou comprovar renda.


Este acordo do Mercosul ("Acordo sobre Residência para os Nacionais dos Estados Partes do Mercosul") dá os mesmos direitos dos nacionais aos estrangeiros dos outros países membros, ou seja, brasileiros que moram na Argentina tem os mesmos direitos que os argentinos, assim como os chilenos que moram no Uruguai tem os mesmos direitos que os uruguais, e assim por diante.


Seguindo essa lógica, se você estabelece residência em solo argentino (sim você vai precisa morar aqui, pelo menos no período letivo), você passa a ter os mesmos direitos que nossos amigos hermanos, e isso inclui, poder acessar as universidades públicas e estudar igualmente aos argentinos. Você precisa apresentar a documentação que comprove que você cursou o ensino médio, que você domina o idioma espanhol, pelo menos o necessário para se comunicar (verbal, escrita e leitura), que você não apresenta riscos para a sociedade e tramitar para obter seu documento nacional.


Vencido essa etapa inicial, é correr para o abraço e iniciar seus estudos, há faculdades renomadas e conhecidas internacionalmente como a UBA, UNLP, UNR que são pública e a Barceló que é privada (tem matérias no blog sobre essas universidades). Os cursos duram em média 6 anos e após realização do revalida, você pode clinicar tranquilamente no Brasil, mas isso é assunto para outra matéria. Lendo essas informações pode parecer que o este trâmite, a realização do seu sonho, é coisa de outro mundo e que deve ser muito trabalhoso, mas não, o processo de fato é simples, mas como qualquer outro processo é burocrático. Nada que não possa ser feito.


Nós da A2SCON auxiliamos na realização desses processos, tendo dúvidas entre em contato conosco. Acompanhe nossos canais e se mantenha informado, boas festas e até a próxima.



Nos vemos!






Comments


bottom of page