top of page

Estudando na Argentina

  • A2SCON
  • 26 de nov. de 2019
  • 3 min de leitura

É muito comum surgir dúvidas quando se fala de estudar na Argentina, principalmente porque o país hermano nunca esteve no nosso radar acadêmico, mas sim, nas viagens de férias, no esqui, no alfajor, no vinho, no futebol e mais recente no Papa.


A questão é que além desses itens, você deve adicionar a Argentina como opção para estudar no exterior, já que o país conta com muitas vantagens sobre países europeus, norte americanos e outros. Eu poderia ficar muito tempo escrevendo todas as vantagens e sobre essas vantagens, mas hoje vou me ater a dizer quais são as principais vantagens (a partir do meu ponto de vista) de estudar aqui na Argentina.


1. Aqui tem faculdades reconhecidas internacionalmente como a UBA (Universidade de Buenos Aires), a UNLP (Universidade Nacional de La Plata), e a UNR (Universidade Nacional de Rosário), além de outras.


2. A UBA é a única universidade latino-americana entre as 100 melhores do mundo, ficou em 74º lugar (UNAM – 103º, USP – 116º, PUC-Chile -27º).


3. O ensino superior (graduação) é gratuito para todos, argentinos e estrangeiros (é nessa parte que nós brasileiros entramos).


4. Os argentinos costumam ler muitos livros e por isso facilmente você encontra livrarias e sebos com preços muito acessível.


5. O idioma espanhol é fácil de aprender e enriquece nosso currículo profissional e cultural.


6. Estamos a poucas horas de voo do Brasil (saindo de São Paulo são aproximadamente 3 horas).


7. Apesar da famosa crise financeira, o custo de vida é similar de grandes cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro.


8. Você vai andar por Buenos Aires e vai ter a sensação de estar no velho continente, muito da arquitetura francesa, espanhola, alemã e italiana está aqui.


9. A sua lista de contatos será internacional, já que a Argentina recebe muitos estrangeiros, e muitos vivem por aqui.


10. Você terá uma vida cultural bem agitada, o carro chefe da cultura é o teatro, a música, a dança, o folclore e a comida, mas como toda grande cidade tem shoppings, baladas (boliches), barzinhos, cafés, fastfood e inúmeras atividades durante todo o ano.


Vir estudar na Argentina não é como trocar de escola na sua cidade, mas não e tão complexo como se mudar para EUA ou Europa. Você cidadão brasileiro pode se mudar pra cá a qualquer momento, mesmo sem ter trabalho, casa para morar ou estar matriculado em alguma escola, e isso acontece por que temos desde 2009 o tratado de livre circulação do Mercosul (“Acordo sobre Residência para os Nacionais dos Estados Partes do Mercosul”) que assegura a você os mesmos direitos que tem o cidadão Argentino, e isso é muito bacana.


Tendo isso em mente, você precisa resolver a parte burocrática: providenciar sua documentação escolar de acordo com a padronização internacional exigida pelo país de destino, dominar o idioma em certo nível e apresentar certificação, fazer sua inscrição na universidade de sua escolha, viver aqui (ao menos no período letivo) e suerte.


Nessa parte burocrática, você pode contar com a nossa consultoria educacional para cuidar de tudo para você, e nos mais, você precisa se dedicar para aprovar nos seus exames. As universidades argentinas têm alto nível de exigência e qualidade, e a carga horaria costuma ser equivalente a carga horaria das instituições brasileiras, o que facilita a revalidação do seu diploma caso deseje voltar quando concluir sua graduação.


Acompanhe o nosso blog e se você ainda tiver dúvida sobre algum tema que ainda não foi abordado, entre em contato conosco, faça sua sugestão e tire suas dúvidas.

Nos vemos!

Comments


bottom of page