Intercâmbio, já pensou no seu?
- A2SCON
- 9 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Você já deve ter ouvido falar por aí sobre intercâmbio, numa roda de conversa, num barzinho, pode ter lido em alguma revista ou jornal e até mesmo sido questionado em entrevistas de emprego. Já parou para pensar porque tem se falado tanto em intercambio nos últimos tempos?
O intercâmbio nasceu como uma prática onde duas pessoas de lugares diferentes, normalmente países, trocavam de lugar temporariamente – enquanto alguém saia do Brasil e ia para outro país, a outra pessoa desse país vinha para o Brasil – a fim de conhecer a outra cultura, culinária, música, costumes e viver experiencias. Algo bem bacana, hein, e de tão interessante que essa prática é, ela cresceu exponencialmente nos últimos anos de forma que barreiras foram rompidas e agora não é mais necessário haver duas pessoas interessadas nessa troca para que ela aconteça, basta uma pessoa estar interessada para que ocorra. Os governos entenderam que a prática do intercambio é positiva para todos os envolvidos, quando o intercambista vai conhecer a cultura de um país ele acaba gerando uma infinidade de oportunidade e ganho para os envolvidos, como por exemplo autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, a comunidade que o recebe, aprende outros costumes, a lidar com diferenças e também melhora como sociedade.
Viver um intercambio costuma mudar a nossa percepção sobre como vemos as coisas, pois atravessamos fronteiras geográficas, sociais, culturais, intelectuais e pessoais, e como prêmio na maioria das vezes aprendemos a lidar com as mesmas situações de formas diferentes.
Todo esse movimento de intercâmbio pode parecer distante visto que envolve dinheiro, podendo até parecer que intercambio seja coisa restrita á pessoas que tem alto poder aquisitivo, mas ainda bem que as coisas mudaram e continuam mudando, e hoje é muito acessível realizar um intercambio, há empresas especializadas e principalmente, governos facilitando esse processo, tornando o intercâmbio acessível para todos aqueles que tiverem vontade e coragem para realizar.
Você... Já parou para pensar em fazer um intercâmbio? Que idioma gostaria de aprender ou melhorar

sua experiencia? Quais países e cidades você gostaria de conhecer? Quanto tempo gostaria de ficar? Os intercâmbios não tem regras especificas e por isso podem durar tempo diferente, podem ter duração de 15 ou 30 dias, durante suas férias, ou 1, 3 ou 6 meses, 1 ou 2 anos, esse tempo dependerá de algumas variáveis como sua disponibilidade de tempo, dinheiro, o tipo de intercâmbio que quer realizar e o país de destino.
As modalidades mais comuns de intercambio atualmente são intercambio de estudos, trabalho, viagem ou combinados entre si. E cada modalidade pode te ajudar em diferentes áreas da sua vida, como aperfeiçoamento de um idioma, compreensão de hábitos e costumes de determinadas sociedades, se diferenciar no mercado de trabalho com a valorização do seu currículo, ampliação do seu networking com amizades ao redor do mundo, entre outras coisas.
Se animou para fazer um intercâmbio? Faça uma busca sobre países que gostaria de conhecer, anote todas as informações, organize sua ideia e comece seu planejamento, cada intercambio é único, então não pegue roteiro e fórmulas prontas e tomem como verdade. Qualquer dúvida, me chame para um bate-papo.
Comentários